Goiânia já realizou mais de 23 mil podas de árvores em 2025 – Blog Folha do Comercio
Home Cidades Goiânia já realizou mais de 23 mil podas de árvores em 2025

Goiânia já realizou mais de 23 mil podas de árvores em 2025

de admin

Ação tem sido intensificada a partir do Gabinete de Crise, montado em janeiro deste ano

De acordo com a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), 23.460 mil podas preventivas de árvores foram feitas nos primeiros 45 dias de 2025, na tentativa de minimizar danos causados por chuvas e ventos fortes. O número foi revelado ao portal Mais Goiás, após questionamentos feitos, nesta quarta-feira (5/3).

O acompanhamento tem sido feito em atenção ao período chuvoso e os consequentes riscos de queda de árvores que acontecem durante a temporada. A ação é feita pelo Gabinete de Crise, montado pela Prefeitura de Goiânia, logo no começo da gestão do prefeito Sandro Mabel (UB), no dia 15 de janeiro.

O gabinete é composto por integrantes da Guarda Civil Metropolitana, Secretaria de Engenharia de Trânsito, Secretaria de Saúde, Agência Municipal de Meio-Ambiente, Polícia Militar, Bombeiros Militares de Goiás, Defesa Civil e da própria Comurg.

Goiânia tem 47 mil árvores sujeitas a monitoramento

A Amma realiza monitoramento constante de árvores que interferem na rede elétrica, danificam calçadas ou apresentam risco de queda devido a pragas. O Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU) aponta que Goiânia possui cerca de 950 mil árvores, das quais 47 mil necessitam de acompanhamento, distribuídas em 382 espécies diferentes. Entre as mais comuns estão a monguba (19%) e a sibipiruna (17%), além de figueiras, flamboyants e mangueiras, cujo plantio não é recomendado para vias públicas devido ao porte e ao impacto na infraestrutura urbana.

O gerente de Arborização e Mudanças Climáticas da Amma, Gabriel Tenaglia, destaca que, diante do volume de chuvas e ventos registrados nas últimas semanas, a preocupação principal da Prefeitura tem sido a preservação da vida. Para agilizar as ações, a Comurg passou a autorizar a remoção de árvores comprometidas com parecer técnico, reduzindo entraves burocráticos.

“Uma vez constatada a necessidade de poda ou extirpação, a autorização é imediata, mediante preenchimento de um parecer elaborado pela Amma, e posteriormente preparamos um relatório técnico”, explica Tenaglia.

As mudanças climáticas têm impactado Goiânia com chuvas intensas e ventos fortes. De acordo com especialistas, precipitações acima de 70 milímetros já são consideradas fortes, e tempestades ocorrem quando associadas a ventos de até 100 km/h, como os registrados na última semana.

Por Mais Goiás

Você pode interessar!