Depois da contenção, ela foi solta em uma área de reserva ambiental da região

O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) resgatou uma serpente venenosa no quintal de uma casa no setor Coimbra, em Águas Lindas de Goiás. A ocorrência foi divulgada pela corporação nesta terça-feira (4).
Conforme as autoridades, a serpente encontrada é da espécie jararacuçu (Bothrops jararacussu) e tinha aproximadamente 80 cm de comprimento. Ela estava escondida atrás de um vaso de plantas.
Os militares resgataram o animal por meio de técnicas apropriadas de salvamento terrestre e equipamentos específicos para a captura segura da serpente. Depois da contenção, houve uma avaliação visual e, como não apresentava ferimentos, ela foi solta em uma área de reserva ambiental da região, conforme diretrizes ambientais e de preservação de fauna.
Sargento Guilherme, do CBMGO, explicou que a população, ao se deparar com esse tipo de animal, deve acionar os bombeiros e jamais tentar pegá-lo. “Quando avistar, não tentar capturar por meios próprios. Os bombeiros têm as técnicas e o manejo correto para a captura.”
Serpente
A bothrops jararacussu, ou jararacuçu (ou ainda: jararacuçu-verdadeiro, surucucu, surucucu-dourada, surucucu-tapete, urutu-dourado, urutu-estrela e patrona) é uma víbora venenosa, sendo a segunda maior serpente peçonhenta do Brasil, conforme estudos acadêmicos.
Ela pode medir até 2,2 metros e se alimenta, basicamente, de anfíbios e roedores. Conforme o Sargento Guilherme, a espécie é capaz de matar até uma pessoa com seu veneno.
Por Mais Goiás