Vilela lança programa para trocar toda iluminação de Aparecida em oito meses – Blog Folha do Comercio
Home Cidades Vilela lança programa para trocar toda iluminação de Aparecida em oito meses

Vilela lança programa para trocar toda iluminação de Aparecida em oito meses

de admin

Previsão é que 60 mil pontos sejam trocados nos próximos oito meses, com a possibilidade de chegar a 73 mil até o final da concessão

Projeto prevê a substituição de todas as lâmpadas convencionais por luminárias de LED (imagem: Rodrigo Estrela)

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, assinou nesta quinta-feira (27) o contrato de Parceria Público-Privada (PPP) que vai modernizar toda a iluminação pública da cidade. Com um investimento de R$ 581 milhões, o projeto prevê a substituição de todas as lâmpadas convencionais por luminárias de LED, que são mais econômicas e eficientes. A previsão é que 60 mil pontos sejam trocados nos próximos oito meses, com a possibilidade de chegar a 73 mil até o final da concessão, que tem duração de 24 anos.

Aparecida de Goiânia possui atualmente cerca de 59 mil pontos de iluminação pública.

“O primeiro grande benefício é a segurança pública. Depois, vem a economia, com uma redução de cerca de 55% nos gastos com iluminação. Além disso, teremos um embelezamento da cidade e mais qualidade de vida para os moradores”, afirmou Leandro Vilela.

A tecnologia empregada no novo sistema permitirá o monitoramento remoto de todas as luminárias. Sensores instalados em cada ponto de luz vão detectar falhas automaticamente e gerar um protocolo para que a empresa responsável realize o reparo em até 48 horas.

“Não teremos mais aquela situação de lâmpadas queimadas que ficam meses sem reposição. A gestão da iluminação será feita em tempo real, garantindo eficiência e um serviço de qualidade para a população”, explicou o prefeito.

Monitoramento

Além da modernização da iluminação viária, o contrato também prevê a instalação de iluminação especial em monumentos históricos e a montagem de iluminação temática de Natal todos os anos. Segundo a prefeitura, o sistema de LED permitirá ainda ajustes na intensidade da luz conforme a necessidade e, no futuro, poderá ser utilizado para transmissão de dados e imagens, facilitando a implementação de projetos de cidade inteligente.

Segundo Renato Rosseti, superintendente da empresa responsável pelo projeto, a transição será feita de forma gradual e organizada.

“Nos primeiros meses, nossa prioridade será restabelecer a iluminação em locais mais afetados, onde há muitos pontos apagados. Depois, ampliaremos o trabalho para todas as regiões da cidade, atendendo em média de 7 a 7,5 mil pontos por mês”, explicou Rosseti.

Segundo o prefeito, a fiscalização ficará a cargo da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SBU), que acompanhará o trabalho da concessionária em tempo real por meio de um painel de controle.

“A gestão será transparente e rigorosa. Qualquer falha no serviço será identificada rapidamente e corrigida dentro do prazo estipulado no contrato. Nosso compromisso é entregar uma cidade mais iluminada, segura e eficiente para a população”, concluiu o prefeito.

Por Mais Goiás

Você pode interessar!