Segundo boletim divulgado na tarde desta quinta, 27, pontífice alternou oxigenoterapia de alto fluxo com uso de máscara respiratória
As condições clínicas do papa Francisco seguem apresentando melhoras, segundo informou o Vaticano na tarde desta quinta-feira, 27. De acordo com o boletim, o pontífice alternou oxigenoterapia de alto fluxo com uso de máscara respiratória.
“Considerando a complexidade do quadro clínico, são necessários mais alguns dias de estabilidade para definir prognóstico”, disse o informe.

Mais cedo, o Vaticano havia informado que o Santo Padre tinha passado bem a noite e estava descansando. O líder espiritual dos 1,4 bilhão de católicos do mundo está hospitalizado no Hospital Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro por conta de uma bronquite.
No final de semana, ele apresentou uma insuficiência renal leve, teve crises respiratórias e precisou receber altos fluxos de oxigênio. Também foi constatada anemia e queda de plaquetas no sangue, o que exigiu a administração de transfusões de sangue.
O estado de saúde de Francisco é delicado devido à sua idade, fragilidade e doença pulmonar preexistente. A principal ameaça é o risco de sepse, uma infecção grave do sangue que pode ocorrer como complicação de uma pneumonia./AFP
Por Estadão