Alckmin tem conversa com o secretário do comércio de Trump na sexta-feira – Blog Folha do Comercio
Home Brasil Alckmin tem conversa com o secretário do comércio de Trump na sexta-feira

Alckmin tem conversa com o secretário do comércio de Trump na sexta-feira

de admin

Encontro deve ocorrer virtualmente e a pauta, embora não tenha sido antecipada, deve abordar as já anunciadas tarifas para o aço e o alumínio, que preocupam o Brasil

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e ServiçosGeraldo Alckmin, vai conversar nesta sexta-feira, 28, com o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick.

A informação foi antecipada pelo G1 e confirmada pelo Estadão/Broadcast com pessoas a par do assunto. O encontro com o representante de Donald Trump deve ocorrer virtualmente, e a pauta, embora não tenha sido antecipada, deve incluir a já anunciada taxação extra para o aço e o alumínio.

Alckmin tem pregado o diálogo frente às ameaças do republicano sobre o comércio mundial
Alckmin tem pregado o diálogo frente às ameaças do republicano sobre o comércio mundial Foto: Werther Santana/Estadão

Outras tarifas que podem impactar diretamente produtores brasileiros, como uma sobretaxa sobre o etanol, ainda não foram confirmadas oficialmente, embora a gestão do republicano já tenha sinalizado sua preocupação com a entrada do produto nos Estados Unidos.

Lutnick foi confirmado no cargo na semana passada pelo Senado americano. Como mostrou o Estadão/Broadcast, o governo brasileiro aguardava algumas confirmações de indicados por Trump a postos na gestão americana para intensificar as negociações tarifárias com os Estados Unidos.

Somente nesta semana, por exemplo, foi aprovada a indicação de Jamieson Greer como Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR), nome que trabalhará com Howard Lutnick na agenda de comércio de Trump.

Alckmin tem pregado o diálogo frente às ameaças do republicano sobre o comércio mundial. Na semana passada, ele reforçou que o Brasil buscaria os Estados Unidos para negociar uma saída à aplicação de tarifas que impactem a exportação de produtos brasileiros. Ele tem defendido a saída negociada pelo País em 2018 com os Estados Unidos, quando os brasileiros escaparam de uma sobretaxa sobre o aço exportando dentro de cotas para os americanos.

Por Estadão

Você pode interessar!