Zelensky diz que está disposto a deixar presidência pela “paz” na Ucrânia – Blog Folha do Comercio
Home Mundo Zelensky diz que está disposto a deixar presidência pela “paz” na Ucrânia

Zelensky diz que está disposto a deixar presidência pela “paz” na Ucrânia

de admin

Volodymyr afirmou que quer Donald Trump como parceiro do país e não “apenas mediador” entre Rússia e Ucrânia

Presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski (Foto: Reprodução)

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou neste domingo (23) que está disposto a renunciar ao cargo caso isso traga uma paz duradoura ao país. Durante coletiva de imprensa, ele sugeriu que sua saída poderia ser negociada em troca da entrada da Ucrânia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

“Se isso trouxer paz para a Ucrânia, se vocês precisarem que eu deixe esta cadeira, estou pronto para fazer isso e também posso trocá-la [a presdência] pela filiação da Ucrânia à Otan”, informou Zelensky durante a coletiva em Kiev.

“Eu realmente quero que seja mais do que apenas mediação… isso não é suficiente”, declarou Zelensky, referindo-se ao papel dos Estados Unidos no conflito. O presidente ucraniano também afirmou que gostaria de ver Donald Trump, como um aliado do país e não apenas um mediador entre Kiev e Moscou.

A declaração ocorre na véspera do terceiro aniversário da guerra, iniciada em 24 de fevereiro de 2022. Mais cedo, Zelensky denunciou um ataque massivo de drones russos contra a Ucrânia.

Além da questão militar, o presidente revelou que seu governo está avançando em um acordo com os Estados Unidos sobre minerais essenciais da Ucrânia. Segundo ele, as autoridades de ambos os países estão negociando o fornecimento desses recursos estratégicos, embora não tenha dado mais detalhes.

Volodymyr Zelensky tem pressionado pela adesão da Ucrânia à Otan, aliança militar criada em 1949 que estabelece defesa mútua entre seus membros em caso de ataque. A entrada do país, no entanto, enfrenta resistência de algumas nações aliadas, que temem uma escalada do conflito com a Rússia.

Você pode interessar!