Prefeitura suspeita que o incêndio tenha sido criminoso

Na madrugada deste domingo (23), um incêndio de grandes proporções destruiu completamente o Cineteatro de Niquelândia, na região norte de Goiás. O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas. Todo o efetivo da corporação foi mobilizado para controlar o fogo, que consumiu rapidamente a estrutura do prédio. Agora, os bombeiros realizam o trabalho de rescaldo para evitar novos focos de incêndio.
O prefeito Eduardo Moreira, em entrevista exclusiva ao portal Mais Goiás, afirmou que o incêndio destruiu totalmente o local e que a Prefeitura suspeita que tenha sido um ato criminoso. “Lá estava sem energia elétrica, estava desativado desde a gestão passada. Alguém colocou fogo lá dentro”, declarou o prefeito.
Segundo Moreira, o cineteatro encontrava-se fechado há anos por falta de manutenção da administração anterior. “Poltronas, equipamentos de ar-condicionado, tudo estava lá dentro. Era uma questão de restaurar e fazer uma reforma. Estava, inclusive, agendada para esta segunda-feira (24) uma visita para planejarmos a restauração e reabertura do espaço, mas infelizmente aconteceu essa tragédia”, lamentou.
O prefeito destacou que o cineteatro era um patrimônio público de grande importância para o município e estava em seu plano de governo a reativação do espaço. “Infelizmente, nos deparamos com essa tragédia. A comandante do Corpo de Bombeiros, já nos adiantou que o laudo indicará a impossibilidade de reaproveitamento das paredes devido ao aquecimento intenso”, afirmou Moreira.
Ainda de acordo com o prefeito, o prédio já apresentava riscos estruturais após o incêndio. “Foi tão grande que rachou tudo lá dentro, pode cair a qualquer momento. Situação triste”, disse. Ele também revelou que não havia vigilância no local. “Não tinha nenhum vigilante. Desde que assumimos, estamos ajustando as coisas, mas infelizmente aconteceu esse incêndio”, explicou.
Moreira também mencionou que a prefeitura descobriu recentemente que a gestão passada havia cedido o cineteatro a uma associação local por meio de uma concessão de 20 anos. “Estou analisando esse documento agora. Precisamos entender o que foi feito para tomar as providências necessárias”, disse.
O Cineteatro de Niquelândia tinha entre 15 e 18 anos de existência e era um dos principais espaços culturais da cidade, recebendo eventos culturais, sessões de cinema e apresentações teatrais. “Sempre teve eventos da prefeitura, da cultura, teatro e lançamentos de filmes. Era uma estrutura enorme e muito importante para a população”, concluiu o prefeito.
As investigações sobre as causas do incêndio já foram iniciadas e a prefeitura aguarda a emissão do laudo do Corpo de Bombeiros para tomar as medidas cabíveis.
Por Mais Goiás