A capital registrou 2.899 casos confirmados de dengue nas primeiras sete semanas do ano

Um boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) na quinta-feira (20/2) aponta que a capital registrou 2.899 casos confirmados de dengue nas primeiras sete semanas do ano. Além disso, outros 12 casos de febre chikungunya, doença que também é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, foram registrados no município.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, a região com maior aumento na quantidade de casos é a Noroeste. “O Distrito Sanitário Noroeste é atualmente a região com a maior incidência de casos, diferentemente do que havíamos visto nas semanas anteriores. O índice de casos de dengue no distrito chega a 294 a cada 100 mil habitantes”, afirmou.
Segundo ele, a Secretaria Municipal de Saúde está reforçando o combate ao Aedes aegypti na região Noroeste. “Estamos intensificando as visitas de agentes de combate a endemias nos bairros da região, além de reforçar a capacitação dos profissionais de saúde que atuam no distrito para atendimento ágil e oferta de tratamento adequado aos pacientes”, disse.
Vacinação previne casos graves de dengue
A SMS reforça o apelo à população para a vacinação de crianças e adolescentes, da faixa etária apta a receber o imunizante contra a doença. “É vital que os pais e responsáveis compreendam que a dengue é uma doença prevenível por vacina e que a cobertura vacinal é muito importante para o controle da disseminação da doença. O imunizante é seguro, protege contra as formas graves de dengue e está disponível em 23 pontos de vacinação na cidade”, ressalta o titular da SMS.
Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica da SMS, 69.713 doses da vacina foram aplicadas em Goiânia. “Cerca de 26% das pessoas na faixa etária apta a se vacinar receberam a primeira dose, mas a cobertura da segunda dose é de apenas 8,5% do total de pessoas que podem receber a vacina”, conta o diretor de Vigilância Epidemiológica, Murilo Reis. “O esquema vacinal incompleto impede a eficácia plena da vacina, deixando a criança vulnerável à doença”, alerta.
Pontos de imunização em Goiânia
A vacina contra a dengue em Goiânia é ofertada para crianças e adolescentes de seis a 16 anos nas seguintes unidades de saúde:
- CS Vila Boa;
- CIAMS Urias Magalhães;
- CSF São Judas Tadeu;
- CSF Guanabara I;
- CS Cândida de Morais;
- CSF Jardim Curitiba I;
- CSF Jardim Primavera;
- CSF São Carlos;
- CS Chácara do Governador;
- CS Jardim Novo Mundo;
- CSF Riviera;
- CSF Parque Ateneu;
- CSF Recanto das Minas Gerais;
- CSF Ville de France;
- CS Goiá;
- CSF Eldorado Oeste;
- CSF Jardim Cerrado IV;
- CSF São Francisco;
- CSF Vera Cruz II;
- CS Cidade Jardim;
- CS Esplanada dos Anicuns;
- CSF Vila Santa Helena;
- Faculdade de Nutriçao – UFG.
Por Mais Goiás