A organização sem fins lucrativos Climate Reality Project, fundada pelo ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore, fará dois treinamentos no Brasil para formar novos líderes contra mudanças climáticas, em iniciativa que inclui Belém, sede da COP30.
A capital paraense receberá a iniciativa em março. Em agosto, o treinamento será no Rio de Janeiro. O objetivo é capacitar os participantes e formar uma rede de contatos para atuar com temas climáticos e pressionar governos locais a agirem.
A primeira etapa das atividades envolve treinamentos globais presenciais de advocacy (estratégia para defender uma causa) no final de março em Paris —a ideia é realizar outros do tipo em Nairóbi (Quênia), no Rio de Janeiro e em Ulaanbaatar (Mongólia).
Também estão previstos treinamentos de um dia de advocacy nas filiais da Climate Reality, para atrair ativistas em cada cidade na qual a organização tem base. Em 29 de março, esses treinamentos serão realizados em Belém, no Canadá, nas Filipinas e na África do Sul. Em 5 de abril, ocorrerão em Fiji, Índia, Indonésia, Japão e México.
A Climate Reality também criou uma plataforma digital com conteúdo do treinamento global em Paris. Nela, será possível assistir à apresentação de Al Gore em 12 idiomas disponíveis, usando a tecnologia de IA da Metaphysic.
“Este é um momento crítico para fazermos um balanço do progresso climático que alcançamos nos dez anos desde que o mundo se uniu para forjar o Acordo de Paris”, diz o fundador e presidente do Conselho do Climate Reality, Al Gore. “Também é urgente reconhecer e endereçar as medidas significativas que ainda precisamos tomar, se quisermos realmente resolver a crise climática.”
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.