
A Polícia Penal, por meio da Unidade Prisional Regional de Itauçu, doou duas mil mudas de árvores nativas do Cerrado para a Prefeitura Municipal de Itaberaí, no último final de semana. As plantas serão utilizadas no reflorestamento e preservação do Rio das Pedras, que abastece a cidade, e seus afluentes.
A ação integra o Projeto Arvorada, implantado no presídio pertencente à 2ª Coordenação Regional Prisional, desde 2021. Cinco custodiados realizam o cultivo de árvores na UPR como oiti, jambo-do-pará, murta, brinco-de-índio e ipês, dentre outras.
Em quatro anos, o Arvoradas já doou aproximadamente 20 mil mudas na intenção de contribuir com a recuperação da flora nativa goiana. Os detentos que participam do projeto são beneficiados com a remição da pena por tempo de trabalho, conforme determina a Lei de Execução Penal.
Arvoradas

O nome do projeto foi criação dos servidores penitenciários de Itauçu. O significado está na associação entre os termos “árvore” e “alvorada”, que remete a ideia de despertar e agir para preservar os recursos naturais, bem como propor alternativas para disseminar a importância do cuidado com o meio ambiente.
As mudas também são doadas diariamente para qualquer pessoa da comunidade que compareça à unidade prisional. Lembrando que o Arvoradas é desenvolvido por meio de parceria com o Poder Judiciário e Ministério Público.
Polícia Penal de Goiás – Governo de Goiás