Emater Goiás realiza Semana do CAF Indígena em Rubiataba – Blog Folha do Comercio
Home Cidades Emater Goiás realiza Semana do CAF Indígena em Rubiataba

Emater Goiás realiza Semana do CAF Indígena em Rubiataba

de admin
Técnicos da Emater estarão disponíveis exclusivamente para atender agricultores de comunidades indígenas para a emissão do documento (Foto: Emater)

A Emater Goiás, em parceria com a Prefeitura Municipal Rubiataba e a Funai, realiza a Semana do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF Indígena) de 17 a 21 de fevereiro. Técnicos da unidade local do município estarão disponíveis exclusivamente para atender agricultores de comunidades indígenas para a emissão do documento.

O CAF Índigena dá aos agricultores acesso às políticas públicas direcionadas ao segmento, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), programas de comercialização como Pnae e PAA, Seguro da Agricultura Familiar (SeafEAF) e outros.

CAF Indígena

Para o presidente da Emater, Rafael Gouveia, a ação tem como objetivo enfatizar a importância de ter o documento atualizado.

“O CAF é a identificação do Agricultor Familiar. Ele é emitido gratuitamente pela Emater em todas as unidades durante todo o ano. Nesta semana, vamos reforçar os benefícios desse cadastro especificamente para a população indígena da região, explica.

O Dia 19 de fevereiro será marcado pelo Dia D de atendimentos. Neste data, técnicos da Emater Goiás estarão na Sede da Comunidade Indígena Tapuio do Carretão, que fica entre os municípios de Rubiataba e Nova América, para realizar a emissão do CAF aos agricultores familiares indígenas.

De 10 a 14 de fevereiro, os técnicos da Emater já iniciaram o trabalho de mobilização na comunidade para divulgar sobre a ação e dar orientações prévias sobre a documentação exigida para a emissão do documento, preparando os produtores para a participação na Semana do CAF Indígena.

Conforme Portaria Ministério do Desenvolvimento Agrário, para emissão do CAF Indígena, são necessários os seguintes documentos:

Pessoa Física – Unidades Familiares de Produção Agrária

  1. 1. Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF) atualizado dos integrantes da Unidade Familiar de Produção Agrária maiores de 16 anos;
  2. 2. Cédula de Identidade ou CNH dos integrantes da Unidade Familiar de Produção Agrária maiores de 16 anos;
  3. 3. Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) dos integrantes da Unidade Familiar de Produção Agrária maiores de 16 anos;
  4. 4. Comprovante de endereço atualizado
  5. 5. Cópia da documentação comprobatória de propriedade, sendo pelo menos um dos seguintes documentos:
  • – Decreto de homologação e Certidão dos Imóveis do território indígena
  • – Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR) dos integrantes da Unidade Familiar de Produção Agrária maiores de 16 anos
  • – Se explorar outro imóvel, além do território indígena deverá apresentar o documento comprobatório, como por exemplo, o contrato de arrendamento
  1. Cópia da documentação comprobatória de renda, sendo uma ou mais, conforme o caso:
  • – Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF);
  • – Bloco de Produtor Rural;
  • – Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore) contábil;
  • – Autodeclaração da renda auferida pela Unidade Familiar de Produção Agrária.

Pessoa Jurídica – Empreendimentos Familiares Rurais ou formas associativas de organização da agricultura familiar, quando se tratar de indígena:
– Será exigida a Declaração de Autodefinição de Identidade Ética e de Pertencimento Étnico.

Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) – Governo de Goiás

Você pode interessar!