Professores da UFG pedem pressa na votação do orçamento para receber reajuste – Blog Folha do Comercio
Home Cidades Professores da UFG pedem pressa na votação do orçamento para receber reajuste

Professores da UFG pedem pressa na votação do orçamento para receber reajuste

de admin

Acordo para recomposição orçamentária consta na LOA

Professores da UFG vão ao Congresso negociar votação do orçamento por reajuste salarial (Foto: Adufg-Sindicato)

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) foi ao Congresso Nacional, em Brasília, nesta semana, para negociar a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) para garantir a recomposição orçamentária das Instituições Federais de Ensino (IFE). A mobilização começou em 5 de fevereiro e conta com o apoio da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Proifes-Federação).

Na terça-feira (11), os membros do sindicato se reuniram com os deputados Jorge Solla (PT-BA) e Márcio Jerry (PCdoB-MA) para destacar a urgência da aprovação da LOA. Isso, porque no orçamento está inserido a implementação do reajuste salarial previsto no acordo assinado em 27 de maio de 2024. Os presentes ainda reforçaram a necessidade de readequar a recomposição orçamentária das IFEs, que operam sem recursos e com infraestrutura precária. São necessários mais de R$ 2,5 bilhões para o fechamento das contas até dezembro de 2025, informam.

O deputado Márcio Jerry concordou que a recomposição orçamentária é “urgente e necessária”, mas que o foco principal neste momento deve ser a aprovação da LOA.

A votação da LOA no Congresso está travada, pois o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, bloqueou emendas de comissão no ano passado. Conforme apurado, os congressistas querem que o presidente Lula (PT) resolva a questão da liberação para aprovar o orçamento. A previsão de votação seria março.

Situação da LOA

Acordo com o governo federal prevê que o reajuste seria colocado no contracheque dos servidores ainda em janeiro de 2025. O relator-geral da LOA, senador Ângelo Coronel (PSD/BA), adiou a votação, pois não haveria tempo suficiente para os trâmites antes do recesso do legislativo.

Já o governo editou a Medida Provisória n.º 1286 para garantir a implementação do acordo na data vigente e a retroatividade dos efeitos dessa. Até o momento, contudo, a LOA segue sem data marcada para votação.

Por Mais Goiás

Você pode interessar!