A ideia é desobstruir 11 vias arteriais, saiba como

Um plano pretende fazer restrição de estacionamento em avenidas de alto fluxo de trânsito em Goiânia. A intenção é de que o conjunto de medidas seja posto em execução no primeiro trimestre da gestão Sandro Mabel (UB). Segundo o prefeito, o esforço faz parte de um projeto maior de mobilidade urbana denominado Rotas Fluidas, que pretende desobstruir 11 vias arteriais, nas quais o estacionamento de veículos será proibido nas laterais de calçadas, mas permitido caso haja baias específicas para essa finalidade.
Parte do plano será apresentado nesta sexta-feira (7/2), por Mabel e o secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, em uma cerimônia no Paço Municipal. O Mais Goiás teve acesso ao documento que deverá ser apresentado parcialmente na solenidade e detalha as ações de intervenção prioritárias que serão realizadas até a segunda quinzena de abril. Mabel também deverá dar detalhes sobre o plano de metronização, anunciado por ele no final do mês passado.
Plano de restrição de estacionamento em Goiânia afetará o trânsito em ao menos 11 vias; veja a lista
Entre as vias que receberão ações imediatas estão a Avenida Jamel Cecílio (2,6 km), a Avenida 136 (1,4 km) e a Avenida Anhanguera, com 14,5 km de intervenções. O objetivo é que nestas vias, os veículos utilizem todas as faixas para tráfego (veja a lista completa abaixo). O projeto se assemelha ao que já acontece na Avenida T63. No total, são 53 km de intervenção em sentido único e 106 km em sentido bidirecional. O documento, elaborado pela equipe de transição, prevê melhoria no fluxo de trânsito a partir das medidas.

O documento cita gargalos estruturais e comportamentais que impactam diretamente na fluidez do tráfego. O estudo aponta que a frota de veículos de Goiânia cresceu 44% desde 2010, chegando a aproximadamente 914 mil automóveis e motocicletas registrados até setembro de 2024. O levantamento aponta que o aumento foi ainda mais expressivo, se considerada toda a Região Metropolitana, alcançando 69% no caso dos automóveis e 87% para as motocicletas. Em contrapartida, o transporte coletivo teve uma redução de passageiros de aproximadamente 40%. O Paço quer reverter isso e criar mecanismos que estimulem o goianiense a usar ônibus.
Principais medidas previstas
O plano de desobstrução das vias, que o Mais Goiás teve acesso, está dividido em três eixos principais: engenharia de tráfego, fiscalização e regulamentação do uso das vias. Entre as ações previstas para os primeiros 100 dias estão:
- Alteração nos tempos dos semáforos e sincronização dos sinais em vias arteriais para reduzir tempos de espera e melhorar a fluidez do trânsito.
- Readequação de estacionamentos em vias com alto fluxo, incluindo a retirada de vagas à direita para ampliar a capacidade viária.
- Fiscalização rigorosa de infrações que impactam o tráfego, como estacionamento em fila dupla, invasão de faixas exclusivas de ônibus e carga e descarga em horários de pico.
- Criação de baias físicas para paradas de ônibus e veículos de carga de pequeno porte, facilitando o embarque e desembarque sem comprometer a circulação dos demais veículos.
- Liberação de conversões à direita em cruzamentos semaforizados, quando viável, para reduzir retenções desnecessárias.
- Aprimoramento da sinalização vertical e horizontal, proporcionando maior previsibilidade para motoristas e pedestres.
O planejamento completo inclui ainda estudos de médio e longo prazo para obras estruturais, como viadutos e passagens elevadas, além da implantação de um sistema de controle semafórico inteligente, que ajustará os tempos dos sinais conforme a demanda do tráfego em tempo real.
Por Mais Goiás