Voo é o primeiro com deportados brasileiros a chegar ao país após a posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Ao som do hino nacional, um grupo de brasileiros deportados dos Estados Unidos desembarcou em Manaus (AM) neste sábado (25). Após enfrentarem o processo de deportação em condições degradantes, com o uso de algemas e correntes, os cidadãos receberam o apoio do governo brasileiro, que desautorizou essas práticas em território nacional.
Em um vídeo divulgado pelo Ministério da Justiça, os deportados aparecem cantando o hino e aplaudindo ao serem informados de que seguiriam o restante da viagem para Belo Horizonte (MG) em uma aeronave brasileira, sem qualquer tipo de contenção.
Intervenção do governo
O voo fez uma conexão em Manaus antes de seguir para o Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, onde o grupo finalizaria o trajeto. A pedido do Presidente Lula, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, determinou que o uso de algemas e correntes fosse proibido, destacando que a prática não era aceitável em território brasileiro.
Agentes da Polícia Federal recepcionaram os deportados na chegada a Manaus, assegurando que nenhum deles fosse novamente detido pelas autoridades norte-americanas durante a conexão. Os brasileiros foram transferidos para uma aeronave das Forças Armadas.
Este voo é o primeiro com deportados brasileiros a chegar ao país após a posse do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cuja política migratória foi marcada por forte oposição à imigração.
Por Mais Goiás