Empresa não tinha autorização para funcionamento e não havia médico responsável no local
Uma empresa que oferecia serviços de exame de vista de forma irregular em um hotel na cidade de Itumbiara, no Sul de Goiás, foi suspensa após operação no município. Conforme a Prefeitura, a oferta de atendimentos oftalmológicos era ilegal, já que os responsáveis pela ótica não tinham autorização dos órgãos sanitários para funcionamento.
A suspensão ocorreu durante operação conjunta da Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária e Departamento de Posturas de Itumbiara, com apoio da Polícia Militar.
Exames de vista irregular
Segundo a gestão municipal, a empresa é de São Paulo e divulgou nas redes sociais um comunicado sobre realização de exames oftalmológicos gratuitos, com receita liberada no mesmo dia, além de suposta oferta gratuita das armações.
Quando os agentes de fiscalização chegaram ao hotel, verificaram que não havia médico responsável, apenas um optometrista e o serviço era cobrado. No local, cerca de 50 pessoas aguardavam atendimento médico. Segundo a prefeitura, a empresa realizava consultas, exames de vista e aviamento de receitas sem prescrição médica, o que pode configurar exercício ilegal da medicina.
No local, também foram encontrados equipamentos e dezenas de óculos que seriam comercializados para a população. Foram lavrados dois autos de intimação pela Vigilância Sanitária e Departamento de Posturas, e a PM também registrou um boletim de ocorrência. Conforme a gestão municipal, após a operação, os responsáveis foram identificados e retiraram toda a estrutura montada, retornando para São Paulo. Agora, irão responder aos autos.
Risco à saúde
Segundo a Vigilância Sanitária, a realização dos serviços oftalmológicos sem a presença de profissional médico e sem autorização do município era totalmente irregular, o que poderia implicar em risco para a saúde ocular da população atendida.
Por Mais Goiás