Encontro destaca importância do futebol nos próximos grandes torneios internacionais no país
Em uma reunião realizada em Mar-a-Lago, na Flórida, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, teve um encontro com o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, cuja posse está marcada para o dia 20 de janeiro de 2025.
Durante o encontro, Infantino ressaltou a importância do diálogo para os grandes eventos esportivos que os Estados Unidos sediarão nos próximos anos: a Copa do Mundo de Clubes da Fifa em 2025 e a Copa do Mundo da Fifa em 2026.
“Foi uma honra conhecer o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, em Mar-a-Lago, na Flórida, antes de sua posse. Discutimos a Copa do Mundo de Clubes deste verão e a Copa do Mundo de 2026 — dois torneios verdadeiramente globais nos quais os Estados Unidos desempenharão um papel fundamental como anfitriões”, declarou Infantino.
Infantino ainda aproveitou o encontro para agradecer a Trump pelo tempo dedicado à reunião e pelo “apoio à Fifa nos próximos meses”.
“A América recebe o mundo e o futebol une o mundo”, afirmou o presidente da Fifa.
Copa do Mundo de Clubes 2025
A Copa do Mundo de Clubes da Fifa de 2025 será um dos eventos que colocará os Estados Unidos em destaque no cenário esportivo global. O torneio será disputado entre os dias 15 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos, em várias cidades, incluindo Nova Jersey, Nova York, Los Angeles, Filadélfia e Miami.
A competição reúne os campeões das seis principais confederações continentais de futebol: CONMEBOL (América do Sul), CONCACAF (América do Norte, Central e Caribe), UEFA (Europa), CAF (África), AFC (Ásia) e OFC (Oceania), além do clube representante do país-sede.
A edição de 2025 contará com quatro grandes equipes brasileiras: Palmeiras, Botafogo, Flamengo e Fluminense. A distribuição dos clubes nos grupos da fase de grupos será a seguinte:
Grupo A: Palmeiras, Porto (POR), Al-Ahly (EGI), Inter Miami (EUA)
Grupo B: Botafogo, Paris Saint-Germain (FRA), Atlético de Madrid (ESP), Seattle Sounders (EUA)
Grupo C: Flamengo, Esperança de Tunis (TUN), Chelsea (ING), León (MEX)
Grupo F: Fluminense, Borussia Dortmund (ALE), Ulsan (COR), Mamelodi Sundowns (AFS)
Copa do Mundo de 2026
Além da Copa do Mundo de Clubes, Infantino também discutiu a proximidade da Copa do Mundo de 2026, que será sediada de forma inédita em três países: Estados Unidos, Canadá e México. A edição será o primeiro Mundial com 48 seleções, e ocorrerá entre 11 de junho e 19 de julho de 2026. A final do torneio será disputada no MetLife Stadium, em Nova Jersey.
As cidades-sede serão Vancouver e Toronto, no Canadá; Guadalajara, Monterrey e Cidade do México, no México; e Seattle, Los Angeles, Dallas, Atlanta, Miami, Boston, Filadélfia, Nova York, Kansas City e Houston, nos Estados Unidos.
Por O GLOBO