Mulher vitima da situação denunciou a funcionária e a unidade da lanchonete Biscoitos Pereira em seu perfil no Instagram
Viralizou nas redes sociais o vídeo gravado por uma mulher trans, chamada Chloe Leão, que expõe a atendente de uma lanchonete que insistiu em tratá-la como homem. De acordo com Chloe, a funcionária usou pronomes masculinos para se referir a ela e continuou com o tratamento mesmo depois de ser alertada. O caso aconteceu em uma unidade do Biscoitos Pereira que fica no Alto da Glória.
“Povo fala que é porque ela é uma senhora e tudo mais… mas gente, ela tem capacidade de trabalhar, se não ela não estaria aqui. Ela tem sanidade mental, então ela sabe. Ainda chamei ela, conversei com ela e ela continuou. É um preconceito enraizado. Até quando eu vou aceitar que as pessoas fiquem com preconceito comigo? Pode ficar, beleza, mas vai responder pelo que fez. Eu vou sair de casa para ser violentada?”, disse Chloe.
“E o que mais me dói é saber que as meninas trans passam isso todos os dias. Isso que vocês estão vendo não é nem um terço do que a gente passa”, complementou.
Mulher vítima de preconceito: lanchonete se manifesta
A unidade do Biscoitos Pereira em que o episódio aconteceu se manifestou em nota e reconheceu que a funcionária, “de forma não intencional”, utilizou um pronome inadequado ao se referir à cliente.
“Assim que percebeu o equívoco, pediu desculpas imediatamente, demonstrando respeito e atenção à situação. No entanto, lamentamos que, mesmo após o pedido de desculpas, a colaboradora tenha sido exposta de forma injusta e desproporcional nas redes sociais, enfrentando constrangimento público”, diz a empresa.
“Ressaltamos que, como marca que valoriza a diversidade e o respeito, entendemos a importância de promover um ambiente inclusivo e de esclarecer sobre o uso correto de pronomes de identificação de gênero. Para isso, estamos reforçando a capacitação de toda a nossa equipe, por meio de treinamentos que abordem questões de respeito, empatia e acolhimento, garantindo que todos os clientes se sintam valorizados e respeitados”, continua a nota.
“No entanto, acreditamos que situações como esta devem ser tratadas com diálogo e empatia, e não por meio de ataques ou exposições que possam gerar danos desnecessários a qualquer uma das partes envolvidas. Todos os nossos colaboradores têm o compromisso de servir com respeito e carinho, e merecem o mesmo tratamento”, conclui a lanchonete.
Por Mais Goiás