Prefeitura avalia fechar Marginal Botafogo em caso de chuva forte – Blog Folha do Comercio
Home Cidades Prefeitura avalia fechar Marginal Botafogo em caso de chuva forte

Prefeitura avalia fechar Marginal Botafogo em caso de chuva forte

de admin

Decisão ocorreu em reunião do Gabinete de Crise Climática nesta quarta-feira

A prefeitura de Goiânia confirmou ao Mais Goiás que poderá fechar total ou parcialmente a Marginal Botafogo em caso de chuva forte e risco de inundação. A decisão ocorreu em reunião do Gabinete de Crise Climática nesta quarta-feira (16).

Na ocasião, o colegiado debateu medidas preventivas para minimizar os impactos das fortes chuvas previstas. Em relação ao fechamento da Marginal Botafogo, o fechamento será decidido com base em análises técnicas das condições climáticas e da capacidade de drenagem das vias.

Vale citar que, na terça-feira (14), pontos da via ficaram intransitáveis nos dois lados, em decorrência das chuvas. Um leitor registrou o momento de alagamento.

Alagamentos

Goiânia enfrenta atualmente 126 pontos de alagamento durante períodos de chuva intensa, conforme a Defesa Civil. O número representa um aumento de 27,7% em relação a 2023, quando 99 locais de acúmulo de água foram registrados. As chuvas intensas que atingem a capital evidenciam o impacto desse problema, que causa transtornos à população e desafios para a mobilidade urbana.

Entre os locais mais afetados estão a Avenida Feira de Santana, no Parque Amazonas, e a Avenida Marginal Botafogo, interditada no domingo (12) devido ao excesso de água. Inclusive, daquele dia, às 9h, para segunda-feira (13) no mesmo horário, a capital registrou o segundo maior volume de chuva da história. Foram 135,5 mm de precipitação em 24 horas, conforme dados do Climatempo, com base em informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O recorde é de dezembro de 2005, entre os dias 8 e 9. Na ocasião, foram 136,6 mm. Naquele mês, foram 460,1 mm de chuva na capital. Como ainda é 15 de janeiro, não é possível dizer qual o volume de precipitações dos 31 dias. Contudo, foram quase 256 mm até terça-feira (14). Conforme o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), o esperado para o mês era 247,8 mm.

Nota da prefeitura sobre fechamento da Marginal Botafogo

“Em reunião realizada nesta quarta-feira (16/1), o Gabinete de Crise Climática discutiu medidas preventivas para minimizar os impactos das fortes chuvas previstas. Entre as decisões, ficou estabelecido que a Marginal Botafogo poderá ser fechada total ou parcialmente em caso de alto risco de inundação, conforme o volume de água monitorado em tempo real.

A recomendação visa garantir a segurança de motoristas e pedestres, evitando acidentes e transtornos causados por alagamentos. O fechamento será decidido com base em análises técnicas das condições climáticas e da capacidade de drenagem das vias.”

VER NO INSTAGRAM

Por Mais Goiás

Você pode interessar!