O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), ironizou nesta quarta-feira (15) o retorno de mais de mil servidores públicos ao trabalho após ter feito uma apuração sobre a origem de atestados médicos. Durante coletiva de imprensa, ele destacou que a ação busca combater irregularidades e brincou sobre ter “curado” servidores que supostamente estariam cometendo irregularidades.
“Eu vou ser canonizado, porque em três dias, depois que anunciei que vou revisar todos os atestados médicos, curei mil e poucos servidores que voltaram ao trabalho. Olha só, eu curei. As pessoas precisam entender que não somos servidores públicos, mas servidores do público. Quem prestou concurso e tem contrato de oito horas precisa trabalhar as oito horas”, declarou o prefeito.
Mabel ainda revelou que uma investigação está em andamento para apurar casos de servidores que utilizam atestados de forma indevida. De acordo com ele, há registros de funcionários públicos exercendo atividades em consultórios particulares enquanto alegam estar incapacitados para trabalhar na administração municipal. “Estamos usando inteligência, filmando, consultando, e quem estiver fora das normas terá que devolver os valores recebidos indevidamente.”
Mabel comenta chuvas
Com Goiânia enfrentando fortes chuvas nos últimos dias, Mabel também comentou as ações da prefeitura para minimizar os impactos causados pelos temporais. O prefeito fez uma brincadeira sobre a situação: “Tentei uma conversa com São Pedro, mas não teve jeito, então precisamos tomar providências.”
Ele anunciou que montará um gabinete de situação, que já se reunirá às 14h desta quarta-feira (15) para definir estratégias de prevenção e resposta. “Nos próximos 15 dias, as chuvas serão muito severas, segundo a meteorologia. Vamos aumentar o número de carros e plantões da Defesa Civil e dos Bombeiros, com uma grande integração para proteger as pessoas. Além disso, faremos alertas para que a população evite sair de casa em momentos de temporais.”
Mabel destacou que as recentes ações de prevenção ajudaram a evitar tragédias durante as enchentes. “Nas últimas duas grandes chuvas, não tivemos nenhum óbito, graças a Deus. A comunicação nas redes sociais tem sido fundamental para conscientizar as pessoas a pararem e se protegerem nos momentos críticos.”
O prefeito também comentou a necessidade de ações estruturais, como a limpeza e dragagem do Córrego Botafogo, que sofre com assoreamento severo. “Há locais com apenas dois metros de profundidade na caixa, o que agrava os alagamentos. Essas obras serão realizadas, mas é algo que precisa de planejamento e execução a médio prazo.”
Por Mais Goiás