A vencedora foi premiada com uma edição em capa dura de Memórias Póstumas de Brás Cubas
(POR MAIS GOIÁS) A Biblioteca Central (BCE) da Universidade de Brasília (UnB) promoveu, nesta quinta-feira (12), o primeiro concurso de sósias inspirado no escritor Machado de Assis. A estudante de serviço social Maria Cândida, de 27 anos, foi a grande vencedora e recebeu o título de primeira “Machada de Assis”.
Com oito inscritos, o evento avaliou os participantes com base em critérios como recepção do público, figurino e interpretação da forma de falar do célebre autor carioca. A ideia do concurso foi criada por Isabela Leite e Clara Parente, estudantes de letras e integrantes de um projeto de extensão da biblioteca.
“Nós nos inspiramos principalmente no concurso de sósias do Selton Mello. Nosso objetivo foi aproximar o público e trazer mais pessoas para a BCE”, explicaram as organizadoras.
Para a vencedora Maria Cândida, o momento foi de homenagem. “O Machado de Assis representa o poder da nossa nação e da literatura brasileira. É uma honra poder fazer parte dessa homenagem e dessa reestruturação da BCE”, declarou. A “Machada” foi premiada com uma edição em capa dura de Memórias Póstumas de Brás Cubas.
“Quem sabe daqui a pouco nós não temos um concurso de sósias da Clarice Lispector?”, brincaram as idealizadoras.
Machado de Assis é considerado um dos maiores nomes da literatura brasileira, Joaquim Maria Machado de Assis (1839–1908) deixou um legado extenso com mais de 740 produções, entre romances, crônicas, poesias e peças teatrais. Suas obras já foram traduzidas para mais de 20 línguas, refletindo questões humanas e sociais que permanecem relevantes no século XXI.
*Com informações do Metrópoles