Brasil ocupa 46º posição de ranking internacional de competitividade com 66 países, diz estudo – Blog Folha do Comercio
Home Últimas Brasil ocupa 46º posição de ranking internacional de competitividade com 66 países, diz estudo

Brasil ocupa 46º posição de ranking internacional de competitividade com 66 países, diz estudo

de admin

Em 2013, o Brasil ocupava a 40ª colocação no estudo da Firjan, ou seja, perdeu seis posições em uma década

O Brasil ocupa a 46ª posição em um ranking internacional de competitividade com 66 países avaliados, apontou um estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) divulgado na quarta-feira, 11.

O Índice Firjan de Competitividade Global (IFCG), elaborado pela entidade, avaliou a situação dos países quanto à eficiência do Estado, ambiente de negócios, infraestrutura e capital humano no ano de 2023. Há dez anos, em 2013, o Brasil ocupava a 40ª colocação, ou seja, perdeu seis posições em uma década.

Brasil ocupa a 46ª posição em um ranking internacional de competitividade com 66 países
Brasil ocupa a 46ª posição em um ranking internacional de competitividade com 66 países Foto: Anderson Coelho /ANDERSON COELHO / ESTADÃO

“Um dos graves problemas estruturais do Brasil é que as pessoas acabam não tendo acesso a uma educação de qualidade. Isso vira uma barreira para que consigam melhores postos de trabalho e um gargalo para as empresas que não conseguem mão de obra preparada para os novos tempos, à altura dos enormes desafios que as transformações tecnológicas impõem”, afirmou o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, em nota.

“É urgente que o Brasil comece um movimento efetivo, com políticas públicas para reverter o quadro em que se encontra hoje: um gigante, que poderia andar lado a lado com as grandes potências mundiais, mas que fica atrás na corrida da competitividade porque não consegue aproveitar todo o seu potencial.”

Os resultados têm como base dados divulgados pelo Banco Mundial e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O país mais competitivo, segundo o levantamento, foi Singapura, seguido por Suíça e Dinamarca. Figuraram ainda à frente do Brasil no ranking de competitividade os vizinhos sul-americanos Uruguai e Chile, assim como os parceiros de Brics China, Índia e África do Sul.

O Brasil ocupou a 52ª colocação em “Eficiência do Estado” e em 51º no “Ambiente de Negócios”. Na avaliação sobre o quesito “Infraestrutura”, o País ocupou a 47ª colocação. “A taxa de investimento em infraestrutura no Brasil é de 18% ao ano, bem inferior à taxa da China, com 43%, e da Índia, com 33%. Além disso, o estudo mostra que no Brasil o tempo médio para obtenção de energia elétrica é de, em média, 128 dias. Já na Índia são 53 dias”, comparou a Firjan.

O Brasil ficou na 33ª posição em “Capital Humano”, em decorrência do “baixo investimento em educação, pesquisa e desenvolvimento”. “Enquanto Israel, Coreia do Sul, Suíça, Suécia e Áustria gastam, em média, US$ 22 mil por aluno ao ano, o Brasil gasta apenas US$ 3,7 mil. Em pesquisa e desenvolvimento, a Coreia do Sul investe 4,6% do Produto Interno Bruto (PIB) ao ano e o Brasil somente 1,2%”, exemplificou a entidade.

Por Estadão


Você pode interessar!