Uma grande operação foi realizada para transferir 705 presos entre os presídios de Goiânia e Anápolis e assegurar um ambiente controlado nas unidades prisionais de Goiás. A ação, chamada Operação Dominatus, teve o objetivo de otimizar a ocupação das celas e manter o controle nas prisões durante o final de ano. Essa foi a maior operação de transferência de presos já realizada pela Polícia Penal do estado.
De acordo com os agentes, para executar essa movimentação e garantir a segurança, foram mobilizados 150 policiais penais, 15 ônibus e 15 viaturas operacionais. A operação envolveu a transferência dos apenados entre diferentes unidades prisionais, incluindo as cidades de Aparecida de Goiânia e Anápolis, entre outras localidades. Apesar da complexidade e do volume de pessoas movimentadas, não houve registros de ocorrências durante o processo.
Segundo a Diretoria-Geral de Polícia Penal, a Operação Dominatus é parte de um esforço para reforçar a segurança e o gerenciamento das unidades prisionais goianas, garantindo que os presídios operem de forma controlada e segura, reduzindo riscos de conflitos e superlotação. Além disso, a ação foi necessária para ocupar as novas vagas para presos abertas pela instituição.
Para efeito de comparação, a última grande movimentação realizada pela Polícia Penal ocorreu em 5 de dezembro de 2020, quando 1.133 detentos da Penitenciária Coronel Odenir Guimarães foram transferidos para diversas unidades do estado. Naquela ocasião, a mudança foi necessária para a reforma de dois blocos da unidade, que foi concluída em 2022.
Essa operação integra o planejamento estratégico da Polícia Penal e segue em vigor até o dia 5 de janeiro, compondo a Operação Natal, lançada pelo governador Ronaldo Caiado em 14 de novembro e coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, que visa garantir a segurança em Goiânia e no interior do estado durante o final de ano.
Por Mais Goiás