Governo de Goiás alcança nota máxima no Programa Nacional de Transparência Pública – Blog Folha do Comercio
Home Governo Governo de Goiás alcança nota máxima no Programa Nacional de Transparência Pública

Governo de Goiás alcança nota máxima no Programa Nacional de Transparência Pública

de admin

O Governo de Goiás alcançou 100% no índice do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) e voltou a conquistar o Selo Diamante da premiação.

O reconhecimento foi formalizado nesta quarta-feira (27/11), em evento na sede do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), em Goiânia. O Estado atingiu o índice de 99,1% e recebeu o Selo Diamante, o mais alto do Programa Nacional de Transparência Pública.

 Realizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), com apoio de diversas entidades, o PNTP divulga os resultados obtidos pelos poderes e órgãos autônomos dos Estados. A avaliação dos portais de transparência passa por vários critérios, como a disponibilidade de informações, acessibilidade e atendimento à Lei de Acesso à Informação (LAI). Conforme o índice de cumprimento dos requisitos, os órgãos recebem o Selo de Qualidade em Transparência Pública, nas categorias Diamante, Ouro ou Prata.

Direito de saber

Ao todo, o PNTP avalia mais de 7,3 mil portais de entes públicos brasileiros, com base em 230 indicadores. Considerando o desempenho coletivo – dos poderes constituídos e órgãos de controle em Goiás –, a média este ano é de 95%, muito acima da nacional (63%). 

Entre as instituições que ajudaram a elevar a média geral goiana, está o Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), com 99,13% (2023) e 100% (2024). Durante o 1º Encontro Estadual da Transparência, também foram entregues os selos referentes aos anos de 2023 e 2024 para Ministério Público de Goiás (MPGO), Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO) e Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO). Já a Defensoria Pública recebeu reconhecimento referente a 2023. O evento contou ainda com a palestra “Transparência como valor republicano”, ministrada pelo procurador-geral de Justiça de Goiás, Cyro Terra.

Você pode interessar!