Parlamento da Coreia do Sul aprova suspensão de lei marcial – Blog Folha do Comercio
Home Mundo Parlamento da Coreia do Sul aprova suspensão de lei marcial

Parlamento da Coreia do Sul aprova suspensão de lei marcial

de admin

Entre as imposições, a medida ampliava o poder do Executivo, fechava o Parlamento e limitava o acesso aos direitos civis, além de proibir as atividades políticas e protestos e colocar a imprensa sob censura

parlamento da Coreia do Sul aprovou, nesta tarde [horário de Brasília] de terça-feira (3), uma moção que exige a suspensão da lei marcial declarada pelo presidente Yoon Suk Yeol, nesta mesma data. A votação unânime contou com 190 dos 300 membros da Casa, que estavam presentes.

A constituição do país determina que a suspensão deve ocorrer, caso a maioria parlamentar decida. Com isso, a declaração é anulada, conforme informou a agência Yonhap, mídia local.

Entre as imposições, a lei marcial ampliava o poder do Executivo, fechava o Parlamento e limitava o acesso aos direitos civis. Além disso, as atividades políticas e protestos foram proibidos e a imprensa estava sob censura.

Após o anúncio da medida, o comandante da lei marcial, Park An-su disse que “todas as atividades políticas estão proibidas na Coreia do Sul após a imposição da lei marcial e toda a mídia estará sujeita ao monitoramento do governo. Todas as atividades políticas, incluindo aquelas da Assembleia Nacional, conselhos locais, partidos políticos e associações políticas, bem como assembleias e manifestações, são estritamente proibidas”.

A legislação da Coreia do Sul, todavia, impede que legisladores sejam presos pelo comando da lei marcial. E, como mencionado, o governo deve suspender a medida se a maioria da Assembleia Nacional aprovar em votação, como ocorreu.

Por Mais Goiás

Você pode interessar!