A Fifa apresentou, nesta quinta-feira (14/11) o troféu do novo Mundial de Clubes, que será disputado em entre 15 de junho e 13 de julho nos Estados Unidos. A taça contém inscrições das 211 federações-membro da Fifa e textos em 13 línguas e braille. Segundo a entidade, a estrutura da peça foi inspirada “por explorações pioneiras, pela tabela periódica, pela astronomia e pelos históricos Discos de Ouro da missão espacial Voyager, cada reflexo dourado simboliza a incessante busca pela grandeza”.
“O troféu precisava ser inovador, inclusivo, marcante e realmente global, assim como a própria competição. O troféu do Mundial de Clubes da FIFA — uma taça impressionante comparável ao nosso icônico troféu da Copa do Mundo da FIFA — é um símbolo revolucionário de um futuro promissor para o futebol de clubes, inspirado pelo passado”, afirmou o presidente da Fifa, Gianni Infantino.
O anúncio do troféu é parte do ousado plano da Fifa para o novo Mundial de Clubes, que terá a participação de 32 times no próximo ano. A competição terá 12 estádios como sede, nas cidades de Atlanta, Cincinnati, Charlotte, Los Angeles, Miami, Nashville, Nova York, Orlando, Filadélfia, Seattle e Washington, que receberão os 63 jogos do torneio.
Flamengo, Palmeiras, Fluminense já estão garantidos na competição. A última vaga brasileira será de Botafogo ou Atlético-MG, finalistas da Copa Libertadores deste ano. Confira a seguir as equipes classificadas por continente até o momento:
África
Al Ahly (Egito)
Wydad (Marrocos)
ES Tunis (Tunísia)
Mamelodi Sundowns (África do Sul)
Ásia
Al Hilal (Arábia Saudita)
Urawa Red Diamonds (Japão)
Al Ain (Emirados Árabes Unidos)
Ulsan (Coreia do Sul)
Europa
Chelsea (Inglaterra)
Real Madrid (Espanha)
Manchester City (Inglaterra)
Bayern de Munique (Alemanha)
Paris Saint-Germain (França)
Internazionale de Milão (Itália)
Porto (Portugal)
Benfica (Portugal)
Borussia Dortmund (Alemanha)
Juventus (Itália)
Atlético de Madri (Espanha)
FC Salzburg (Áustria)
América do Norte
Monterrey (México)
Seattle Sounders (EUA)
Club León (México)
Pachuca (México)
Inter Miami (Estados Unidos)
Auckland City (Nova Zelândia)
América do Sul
Palmeiras (Brasil)
Flamengo (Brasil)
Fluminense (Brasil)
River Plate (Argentina)
Boca Juniors (Argentina)
Por Mais Goiás