A DPU (Defensoria Pública da União) participa a partir desta terça-feira (29) e até sexta-feira (1º) de reuniões técnicas do G20 sobre redução de riscos e desastres e cooperação internacional em saúde pública.
O G20 é o bloco que reúne as maiores economias do mundo, além da União Europeia e da União Africana. A partir desta quarta (30), a Defensoria será representada pela chefe de gabinete da DPU, Larissa Arantes Rodrigues, e pelo assessor de Relações Institucionais, Sergio Armanelli Gibson, na reunião técnica e reunião ministerial do Grupo de Trabalho de Redução de Riscos e Desastres.
No encontro, que também será comandado pelos ministérios da Integração e Desenvolvimento Regional e das Cidades, serão discutidas estratégias e boas práticas no fortalecimento de políticas públicas voltadas à redução de riscos e desastres, em tentativa de reduzir os impactos das mudanças climáticas.
Coordenadora do Grupo de Trabalho Saúde da Defensoria Pública, a defensora pública federal Carolina Godoy Leite representará a DPU nos debates sobre saúde pública. Na reunião técnica, que acontece nesta terça-feira, a expectativa é de que sejam debatidos temas como acesso universal à saúde e a resposta a crises sanitárias, abordando a importância de políticas públicas inclusivas que garantam direitos fundamentais a todas as populações.
Já na reunião em nível ministerial, a intenção é debater temas estratégicos e a formulação de compromissos conjuntos entre os países do G20 para o fortalecimento dos sistemas de saúde globais.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.