TIRA-TEIMA
Primeiro turno das eleições municipais acontecem neste domingo (6)
Ainda não decidiu em quem votar para prefeito de Goiânia? Veja as principais propostas dos candidatos (Fotos: Divulgação)
O primeiro turno das eleições municipais acontece neste domingo (6) e é possível que ainda existam dúvidas em relação aos candidatos. Pensando nisto, o Mais Goiás selecionou quatro propostas de cada postulante ao Paço de Goiânia para ajudar.
Adriana Accorsi (PT)
Accorsi prometeu instalar seis mil câmeras de vídeo com uma central de videomonitoramento em toda a cidade. A candidata também fala em aprimorar as estruturas de trabalho de todas as secretarias e órgãos da gestão municipal.
Ela ainda prevê a promoção do desenvolvimento integral dos estudantes da educação básica e também assegurar a execução de políticas e programas públicos visando garantir os direitos e a cidadania da comunidade LGBTQIA+.
Fred Rodrigues (PL)
O postulante ao Paço quer criar a Secretaria de Parceria Público-Privada para integrar os setores. Ele também pretende se compromete a realizar concursos públicos para GCM, eliminando o critério de idade máxima de 35 anos.
Ele ainda propõe o incentivo à criação de novos negócios para diversificar a economia e gerar empregos, além de colocar em votação os estudos para mudar o sentido de ruas e avenidas.
Matheus Ribeiro (PSDB)
Faz parte do programa de Matheus ampliar a cobertura da Estratégia de Saúde da Família para 80% da população da cidade. Ele também diz que irá promover a alimentação escolar saudável com alimentos de pequenos e médios produtores locais.
O tucano defende, ainda, a criação da “Farmácia do Idoso” itinerante e implementar a “rua do cidadão” como ponto de convívio e lazer.
Professor Pantaleão (UP)
Pantaleão propõe desmilitarizar a Guarda Civil Metropolitana (GCM). Ele também irá exonerar, por meio de processo administrativo, servidores com condutas racistas.
Por fim, ele prevê a criação de um curso pré-vestibular popular municipal específico para pessoas trans e garantir a extensão de vagas de emprego do serviço público reservadas para pessoas com deficiência.
Rogério Cruz (Solidariedade)
Entre as medidas, o atual prefeito defende a aquisição de drones para monitoramento de áreas de risco e auxílio no policiamento preventivo. O programa também prevê a criação de um monotrilho suspenso na Avenida Anhanguera e do aeroporto à rodoviária.
Já na educação, a previsão é de 50% do número de escolas em tempo integral nos próximos quatro anos, mais a “Sala da Família” em todas as unidades de tempo integral. Trata-se de um espaço para acolher crianças e estudantes, para fortalecer o diálogo e oferecer atendimento socioemocional e mais.
Sandro Mabel (União Brasil)
Mabel quer permitir a conversão à direita para motoristas, mesmo quando o sinal estiver fechado. Ele também quer garantir acesso à internet em toda a cidade com a criação de pontos públicos de acesso.
Ele promete o atendimento pediátrico 24 horas em unidades de urgência e emergência e a criação de um aplicativo para mulheres em perigo.
Vanderlan Cardoso (PSD)
Vanderlan disse que vai ampliar o horário de atendimento nas UBS até 22h, em áreas com maiores necessidades. Outra proposta é a criação de uma escola-piloto de educação bilíngue de excelência na educação infantil e fundamental.
Ele também quer estimular a população idosa ao acesso e uso de novas tecnologias e fazer o monitoramento do Índice da Qualidade do Ar (IQAR) para controlar a poluição atmosférica.