A nova marca Trustfuel nasce com mais de 80 SKUs para suplementação e capacidade para abastecer cerca de 110 mil pontos de venda
A Vitamedic, farmacêutica brasileira pertencente ao Grupo José Alves (GO), estreia em um mercado bilionário e com crescimento avançado no país. A companhia criou uma unidade de negócios focada em suplementação alimentar e esportiva, por meio da marca Trustfuel.
A operação teve início no decorrer do ano de 2023 e, após um período de apresentação da marca para o varejo, profissionais de saúde e consumidores, a Trustfuel marcou presença na última edição da feira NaturalTech, que ocorreu entre os dias 12 e 15 de junho em São Paulo (SP).
A marca nasceu com mais de 80 SKUs, tendo sua própria plataforma de e-commerce. Conta também com uma equipe comercial preparada para atender 50 mil pontos de venda do varejo farmacêutico e alimentar de forma direta, além de 60 mil estabelecimentos por meio de distribuidores.
Os planos, porém, são ainda mais ambiciosos. “Temos capacidade para colocar a Trustfuel em até 90 mil farmácias, setor que já concentra 83% do volume de vendas de vitaminas no país e que se consolidou também como um hub de saúde e bem-estar. O suporte da Vitamedic nos garante essa capilaridade e permite a comercialização de suplementos em escala fabril, o que favorece a democratização do acesso a essa categoria”, comenta João Ricardo Alves. Acionista e diretor executivo de planejamento estratégico do Grupo José Alves, ele foi um dos idealizadores da unidade de negócios.
Produto clean label
O lançamento da marca teve como propósito construir um portfólio funcional e clean label para facilitar a ocasião e hábitos de consumo focado na tendência de mercado para categoria.
“Dessa forma levaremos mais soluções e continuaremos a estimular o consumo de quem já tem a suplementação no seu dia a dia. Além disso, queremos atrair um público ainda receoso em relação à categoria, seja por falta de conhecimento, direcionamento ou oportunidade”, acrescenta.
Números do mercado dão ainda mais respaldo a essa estratégia. De acordo com a empresa de pesquisas Euromonitor, as vendas de vitaminas no varejo aumentaram mais de 9% em 2023 na comparação com 2022. As projeções indicam que o faturamento atual de R$ 12,6 bilhões suba para R$ 17 bi até 2028. A suplementação esportiva teve um salto percentual ainda maior, com avanço de 25% e movimento de R$ 4,4 bilhões, receita que deve quase dobrar em cinco anos.
Mix para todos os públicos
A Vitamedic estabeleceu como público-alvo homens e mulheres entre 30 e 75 anos. Para atender a essa diversidade, desenvolveu fórmulas que suprem várias necessidades e objetivos em um único produto – a exemplo da linha em pó Powerfuel Muscle Pack 4×4, até então disponível somente em farmácias de manipulação e que reúne proteína do soro do leite ou da clara do ovo, creatina, BCAA e glutamina.
“As apresentações são apropriadas para consumo em qualquer ocasião, com sabores e texturas que tornam mais agradável o ato de suplementar. Procuramos ao máximo não adicionar açúcar aos produtos, que não contêm glutén e lactose. Inserimos o mínimo possível de calorias, mas sempre respeitando funcionalidade, praticidade e saudabilidade”, observa Alves.
A família Trustfuel contém nove submarcas, entre as quais uma linha de gummies funcionais com 19 apresentações. Contém ainda produtos para foco, sono, imunidade, saúde dos ossos, beleza, libido, emagrecimento, estresse, menopausa e saúde intestinal, entre outros.
Toda a fabricação será própria e utilizará as operações da planta da farmacêutica no Distrito Agroindustrial de Anápolis, em Goiás. O complexo exibe capacidade para produzir, mensalmente, 18 milhões de unidades.
Estrutura comercial
O projeto para impulsionar a Trustfuel passa também pela formação de uma estrutura comercial exclusiva, liderada por Thiers Carvalho, executivo com 18 anos de trajetória na indústria e passagem por fabricantes como Cimed e Hertz. A equipe foi dividida em duas áreas, sendo uma delas voltada para farmácias e com mais de 400 profissionais, entre consultores e gerentes nacionais e regionais. Outras 20 pessoas estão dedicadas ao canal alimentar, que contempla supermercados, hipermercados, body shops e o mercado verde.
A marca também contará com o apoio de autoridades de saúde, influencers e embaixadores da marca. Em paralelo, implementou um programa de relacionamento com nutricionistas, médicos nutrólogos e profissionais especialistas em medicina integrativa. Mais de 5 mil visitas estão programadas até o fim de 2024.
“Congregamos um time de experts e parceiros de negócios atuantes na categoria de suplementação e em canais de venda de importantes marcas de bens de consumo, como Colgate, Granado, Danone, Red Bull e Coca-Cola. São perfis muito alinhados ao propósito da marca e da empresa, que consiste em transformar as vidas das pessoas de uma maneira holística”, conclui Carvalho.
Fonte e foto: Vitamedic
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