Histórico
Goiás foi o primeiro estado brasileiro a oferecer exames genéticos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para diagnóstico de câncer de mama e ovário. A parceria foi firmada entre o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), e a Universidade Federal de Goiás (UFG) em outubro de 2023. Os primeiros testes começaram em janeiro de 2024.
Na assinatura do convênio, o governador Ronaldo Caiado destacou a importância da ciência e a melhoria no diagnóstico precoce e tratamento profilático para familiares de pacientes com câncer. A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, ressaltou o pioneirismo da iniciativa para o rastreamento familiar.
Os testes, que analisam os genes BRCA 1 e 2, permitirão identificar mutações que causam câncer, oferecendo uma rotina personalizada de rastreamento. O câncer de mama é o mais frequente entre mulheres no Brasil e a principal causa de morte feminina, com uma estimativa de 73.610 novos casos em 2023. Em Goiás, 1.993 mulheres morreram da doença entre 2020 e 2023.