Gestor repercutiu indicadores ligados à economia goiana
Postado em: 08-06-2024 às 03h30
Por: Felipe Cardoso
O governador Ronaldo Caiado (UB) participou, na última sexta-feira (7), de uma palestra promovida pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis (SC). Ao discursar, o governante apresentou aos empresários e lideranças políticas o equilíbrio fiscal e o desenvolvimento econômico alcançados por Goiás nos últimos anos.
Caiado lembrou o rombo encontrado quando assumiu o Estado, em 2019. A dívida pública consolidada, segundo ele, ultrapassava R$ 17 bilhões. Na sequência, ele enumerou as principais ações executadas no início de sua gestão que geraram impactos positivos.
“Priorizei uma reforma da previdência mais ampla que a do governo federal; depois, uma reforma administrativa extensa e a redistribuição dos incentivos fiscais, para que nenhuma região mais carente não tivesse atendimento”, disse.
Continua após a publicidade
Mais do que reformas e contenção de despesas, Caiado apontou que o ciclo virtuoso do estado decorreu de um olhar atento às necessidades do cidadão. Nesse contexto, houve o esforço para reduzir a extrema pobreza — atualmente, Goiás possui a menor taxa do Brasil, graças às políticas sociais implementadas. No mesmo grau de importância, acrescentou ele, estão os avanços na segurança pública, educação e saúde.
O presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, declarou que a forma de Caiado governar “coincide muito com o pensamento do empresário catarinense”. Já o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, apontou o líder goiano como uma “figura da mais alta relevância da política nacional”.