Política & Políticos – Lei polêmica em Blumenau 31/05 – Blog Folha do Comercio
Home Brasil Política & Políticos – Lei polêmica em Blumenau 31/05

Política & Políticos – Lei polêmica em Blumenau 31/05

de admin


Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

A internação involuntária de dependentes de drogas ou com transtorno mental (há registro de vários casos de agressões a pessoas nas ruas) já é lei em Blumenau, com apoios e críticas. Mas só será aplicada com laudo médico quando esgotadas as possibilidades de tratamentos terapêuticos.

 

O projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores tem a assinatura do prefeito Mário Hildebrandt. Na cidade, como em outras de SC, cresce a olhos vistos a população de moradores de rua espalhados pelo Centro urbano. A maioria alcoólatras, drogados e doentes mentais.

Política & Políticos -TSE não vai à Venezuela

Antes de enveredar pela política, Hildebrandt, administrador e assistente social, trabalhou por 12 anos, entre 1994 e 2006 (como voluntário e funcionário) no Centro de Recuperação Nova Esperança, que atua na recuperação de pessoas afetadas pelas drogas.

 

 

Política & Políticos – CURTAS

*O ranking nacional de alfabetização que o Ministério da Educação acaba de divulgar aponta o o Ceará na liderança absoluta, entre todos os estados, com 85% os alunos que frequentam o segundo ano do ensino fundamental já alfabetizados. ou seja, sabem ler e escrever.

*Santa Catarina aparece em sétimo lugar, com 61% de alfabetizados. Atrás do Paraná (73%), Espírito Santo (68%), Goiás (67%), Rondônia (65%) “não bate” e Rio Grande do Sul (63%). Isso mostra que a nossa realidade “não bate” com discursos sobre ensino diferenciado.

*A Portaria 3.665, do Ministério do Trabalho, que restringe a abertura do comércio aos domingos e feriados, entra em vigor agora em junho, depois que sua vigência foi prorrogada por 90 dias, no início de março.

*Por isso, a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina e a Federação do Comércio mobilizam-se para adiar, novamente, a vigência da Portaria do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, já que não houve o acordo esperado nas negociações.

*A Portaria 3.665 impacta diretamente sobre o funcionamento de setores, como lojas (incluindo shoppings), supermercados e farmácias, por exemplo, que só poderão abrir mediante autorização dos sindicatos de trabalhadores.

*Renan Filho (MDB), ministro dos Transportes, vai a Chapecó na segunda-feira (3). Para assinar ordem de serviço no valor de R$ 200 milhões. Recursos para refazer o asfalto das BR-158 e 282, que prometeu em abril.

 

 

Política & Políticos – Os mais educados no trânsito

Pesquisa feita pela plataforma de idiomas Preply, sobre o comportamento de brasileiros (de alguns estados) e portugueses no trânsito, aponta Santa Catarina com o povo mais gentil no trânsito. No mesmo conceito aparecem gaúchos e mineiros. Paulistas, cariocas e baianos, em “terras do Carnaval”, indica a pesquisa, têm motoristas e pedestres os mais rudes no trânsito. Já em Portugal, o pódio dos “brigões” é ocupado pelos residentes de Lisboa, Porto e Setúbal;
“Idiota” e “imbecil”

No geral, agressões verbais no trânsito é uma realidade tanto no Brasil (73,6%) quanto em Portugal (78%). Nos dois países, os insultos mais ouvidos são ofensas diretas, como ser chamado de “idiota” ou “imbecil” (72%). No Brasil, cinco pessoas morrem a cada hora vítimas de brigas no trânsito, segundo o Ministério da Saúde. “Não faça do seu carro uma arma, a vítima pode ser você”, dizia uma campanha nacional apelando pra a paz no trânsito nos anos 1970.

 

 

Política & Políticos – VIA BRASIL

*A empresa Estapar, a mesma que explorava o estacionamento rotativo no centro urbano de Jaraguá do Sul, será notificada pelo Procon estadual do Rio Grande do Sul para indenizar proprietários de veículos danificados pelas enchentes que atingiram o estacionamento e todo o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.

*A Estapar, em nota, disse lamentar o ocorrido, mas alega que a legislação brasileira vigente não atribui responsabilidade à companhia pelos danos sofridos nos veículos devido a desastres naturais. Por tratar-se de evento de “magnitude sem precedentes e que seus efeitos não poderiam ser evitados ou impedidos”, alega a empresa.

*Mas, a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul diz que, não havendo solução e sendo identificada infração ao Código de Defesa do Consumidor, será instaurado Processo Administrativo Sancionador e aplicada multa. Que pode passar dos R$ 13milhões.

*Segundo a empresa Bright Consulting, especializada no setor automotivo, cerca de 200 mil gaúchos perderam os carros na enchente. A empresa avalia que somente 30% dos proprietários, aproximadamente, tenha seguro contra inundações.

 

 

Política & Políticos -TSE não vai à Venezuela

Convidado oficialmente, o Tribunal Superior Eleitoral, presidido pelo ministro Alexandre de Moraes, informou que não vai acompanhar as eleições na Venezuela no dia 28 de julho, como membro do grupo de observadores internacionais.

O TSE, o atual governo brasileiro e os partidos de esquerda mantêm o discurso em defesa de eleições livres e democráticas no país vizinho. Mas agora esquivam-se de presenciar e conceituar a maracutaia (diria LS) anunciada nas urnas venezuelanas. Aliás, as relações de Lula e o PT com o ditador sanguinário Nicolas Maduro, é de amizade pessoal, há décadas.

 

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Você pode interessar!