A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira 23, a 27ª fase da Operação Lesa Pátria, que visa identificar financiadores, executores e fomentadores dos atos golpistas do 8 de Janeiro, em Brasília.
Ao todo, os agentes da PF cumprem 20 mandados judiciais, autorizados pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, nos estados do Paraná (7), Goiás (1), Mato Grosso (1), São Paulo (7) e Rondônia (2).
Das medidas autorizadas, 18 são de busca e apreensão em endereços ligados a supostos financiadores de tentativa de golpe, enquanto duas são referentes ao monitoramento eletrônico de suspeitos, com a instalação de tornozeleira eletrônica.
Além disso, o ministro também determinou a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. Levantamentos apuram que os danos causados ao patrimônio público durante os atos golpistas podem chegar a cifra de 40 milhões de reais.
Os fatos investigados nesta quinta-feira constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
As identidades dos alvos da nova fase da operação Lesa Pátria ainda não foram reveladas.