A Itaipu Binacional, o governo do Pará e a prefeitura de Belém assinaram, nesta segunda-feira 6, convênios que preveem 1,3 bilhão de reais para investimento em saneamento básico.
O acordo de cooperação técnica e financeira, firmado durante uma cerimônia no Palácio do Planalto, projeta melhorias na infraestrutura da capital paraense, de olho na realização da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP30, em novembro de 2025.
Segundo o governo, o aporte viabilizará, entre outras medidas, 50 quilômetros de rede coletora de esgoto; 4,8 mil ligações de esgoto; pavimentação de vias de acesso à COP 30; implantação do Parque Linear Doca e do Parque Urbano Igarapé São Joaquim; revitalização do Complexo do Ver-o-Peso; restauração do Mercado Municipal de São Brás; desenvolvimento de metodologia para gestão de resíduos sólidos; e ações de educação ambiental e de inovação em biotecnologia.
Durante a cerimônia, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), destacou a importância de debater as mudanças climáticas e lamentou a catástrofe a se abater sobre o Rio Grande do Sul.