Secretário e gestores de TI da SES debatem com vice-embaixador de Israel no Brasil pontos a serem priorizados por meio da cooperação com o país referência mundial em tecnologia da saúde
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) deu o primeiro passo para a estruturação de uma parceria com Israel voltada ao aprimoramento das ações de saúde por meio de inovação tecnológica. Na terça-feira (16/04), o secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos, e gestores da área de tecnologia da informação (TI) da pasta reuniram-se com o vice-embaixador israelense no Brasil, Yonatan Gonen, para definir os principais pontos a serem abordados na cooperação com o país do Oriente Médio. Participaram da reunião o conselheiro agrícola, Ari Fischer, e o assessor econômico, Thiago Costa Dias, também da embaixada.
Israel é referência mundial em tecnologia na área da saúde. No território israelense existem cerca de 1,5 mil empresas que desenvolvem projetos tecnológicos na área da medicina. Rasível Santos destacou que a parceria é uma ação de Estado, estruturada durante a visita feita pelo governador Ronaldo Caiado ao país em março. O vice-embaixador complementou, ressaltando a ida de Ronaldo Caiado a Israel como início da forte parceria entre Goiás e o país, num modelo que pode ser replicado a outros Estados brasileiros.
O secretário assinalou que a alta gestão de Israel deseja contribuir com o avanço da saúde pública em Goiás. Durante o encontro, na Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação, o vice-embaixador procurou compreender quais são as maiores dificuldades e gargalos na área da saúde, para que eles possam contribuir com inovações e soluções.
Além do secretário, participaram da reunião o subsecretário de Atenção Integral e Vigilância em Saúde, Luciano de Moura Carvalho; a subsecretária de Inovação, Planejamento, Educação e Infraestrutura, Ana Carolina Rezende Abrahão; a superintendente de Tecnologia e Inovação, Luiselena Luna Esmeraldo; e o gerente de Inovação, Carlos Augusto Gonçalves Tibiriçá.
A equipe elencou como pontos prioritários a serem desenvolvidos com o apoio de gestores de Israel o diagnóstico por meio de inteligência artificial (IA), monitoramento de doenças crônicas com redução das gravidades por IA, regulação de emergências, inovação em robótica, equipamentos de telessaúde e telemedicina, georreferenciamento, manejo em situações de catástrofes e point of care (dispositivo destinado a realizar testes fora de um ambiente de laboratório).
Rasível Santos considerou a reunião muito produtiva. “Esperamos que essa parceria com Israel possibilite a nós, gestores de saúde, desenvolver novas ferramentas que contribuam para o diagnóstico célere e preciso e para a efetivação de ações e realização de pesquisas que contribuem com a assistência à saúde da população”, disse.
Maria José Silva (texto) e Iron Braz (foto)/Comunicação Setorial