O Brasil vai receber metade do primeiro lote das vacinas destinadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para as Américas – o que corresponde a 50 mil doses. As doses serão adquiridas por meio da Organização Pan-Americana de Saúde, de acordo com informações obtidas em primeira mão pelo R7 junto a autoridades envolvidas na negociação.
Se trata de um imunizante de vírus inativado. Outras 100 mil doses serão enviadas para países da Europa. O imunizante que será adquirido deve ser administrado em duas doses, com intervalo de trinta dias entre a primeira e a segunda aplicação.
Nesta quinta-feira (26), o Brasil atingiu os mil casos confirmados da doença. Mais de 700 pacientes identificados com o vírus estão localizados em São Paulo, mas diversos estados já registram transmissão comunitária, ou seja, quando o paciente não sabe de quem pegou a infecção.
A variola dos macacos pode ser transmitida por meio de gotículas de saliva, secreção nasal ou pelo contato com as lesões na pele geradas pela doença. No entanto, cerca de 95% dos novos casos até agora foram transmitidos por via sexual.
A data que as primeiras doses serão entregues está sendo negociada com autoridades dos dois continentes e em âmbito nacional é discutida no Ministério da Saúde, mas a expectativa é de que isso ocorra já nas próximas semanas.