A inflação no Reino Unido fez sua última vítima, o cheeseburger do McDonald’s, cujo preço subiu acima da marca simbólica de uma libra pela primeira vez em 14 anos nesta quarta-feira (27).
“Vivemos tempos incrivelmente difíceis e, como você, nossa empresa, nossos franqueados (…) e fornecedores, sofrem com a inflação”, explicou Alistair Macrow, gerente geral do McDonald’s no Reino Unido e Irlanda, em mensagem para clientes. “Nós adiamos essas mudanças o máximo possível.”
O cheeseburger passou de 99 centavos para 1,19 libra (cerca de US$ 1,43 ou R$ 7,59) nesta quarta-feira, um aumento de quase 20%. No Brasil, o preço do cheeseburger do McDonald’s já chega a R$ 9,90 no aplicativo.
Além disso, os restaurantes aplicarão neste verão (Hemisfério Norte) um aumento de preço entre 10 e 20 centavos a toda uma série de itens devido à inflação, detalhou a subsidiária britânica do McDonald’s.
A inflação no Reino Unido pode estar acima de 11% até o fim do ano devido à guerra na Ucrânia, aumento dos preços da energia e um mercado de trabalho em déficit.
O grupo McDonald’s já anunciou na véspera aumentos de preços nos cardápios nos Estados Unidos, seu principal mercado.
A cadeia de fast-food McDonald’s continua a atrair clientes apesar do aumento dos preços de seus produtos, embora seus lucros tenham sido atingidos pelo fechamento de seus restaurantes na Rússia e custos mais altos.
O lucro líquido caiu 46%, para US$ 1,2 bilhão.